Províncias

Feira aberta em Saurimo mostra potencial agrícola

João Salvo | Saurimo

Uma feira de produtos agropecuárias e  artesanais foi aberta ontem, no largo 1.º de Maio, em Saurimo,  no quadro das comemorações do 60.º aniversário da cidade sede da província, que se assinala no próximo sábado.

A feira junta mais de dezenas de expositores e mostra as potencialidades agrícolas e a realidade sócio-histórica do povo Lunda Tchokwe, através de retratos em peças artesanais.
Além dos produtos do campo e artesanato, estão  expostas na feira bijutarias, materiais de construção, vestuário e mobiliário.
O administrador municipal de Saurimo, Gregório Miasso, considerou oportuna a realização da feira de produtos agropecuárias, que tem movimento centenas de turistas a conhecerem a  cultura do povo Tchokwe, referindo ser este o principal objectivo do evento, que congrega vários expositores e homens de negócios locais. 
Para dar uma outra imagem à cidade, Administração Municipal de Saurimo está envolvida numa megacampanha de limpeza e embelezamento, e também na poda de árvores e colocação de efeitos luminosos.
A fundação Lwini juntou-se à festa, promovendo uma gala de beneficência, tendo arrecadado mais de três milhões de kwanzas.
O montante arrecadado destina-se a apoiar a escola do ensino especial e as mulheres rurais.

Tempo

Multimédia