Províncias

Fornecimento de luz é reforçado na região

João Salvo | Saurimo

A cidade de Saurimo e seus bairros periféricos passam a beneficiar de um maior fornecimento de energia eléctrica a partir da primeira quinzena deste mês, com a entrada em funcionamento de uma nova central térmica, assegurou ontem o director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na Lunda Sul.


Miguel Zalama explicou que, com a conclusão da nova central térmica, em construção nos arredores do bairro Terra Nova, com capacidade de geração de 11 megawatts, fica colmatado o défice a nível da cidade e dos bairros ao seu redor.
O director provincial da ENDE afirmou que as obras, a cargo da empresa Agreco, decorrem a um ritmo acelerado e, quando terminarem, a capacidade passa para 14 megawatts de potência.
O responsável salientou que a injecção destes 11 megawatts à capital da Lunda Sul servem para cobrir, sem excepção, a procura em Saurimo, beneficiando os bairros Manauto, Txicumina, Txizaínga II, Candembe, Santo António, Terra Nova e imediações do aeroporto.
Estas zonas não beneficiavam dos serviços da ENDE, daí os esforços envidados pelas autoridades para que as mesmas fossem contempladas com a entrada em funcionamento deste equipamento. A  ENDE está igualmente a trabalhar afincadamente para a recuperação da central térmica de Txicumina, com cerca de 12,5 megawatts, que se encontra paralisada há mais de um mês, por avaria dos grupos geradores, anunciou Miguel Zalama.

Tempo

Multimédia