Províncias

Governo da Lunda-Sul reabilita vias de acesso

Camuanga Júlia | Dala Chiluage(Lunda-Sul)

O Governo da Lunda-Sul vai dar prioridade à reabilitação da via que liga a regedoria à sede de Moriége, situada na comuna de Dala Chiluage, município do Muconda.

Vários troços secundários e terciários estão a ser reparados na região
Fotografia: Jornal de Angola

O Governo da Lunda-Sul vai dar prioridade à reabilitação da via que liga a regedoria à sede de Moriége, situada na comuna de Dala Chiluage, município do Muconda.
De acordo com a governadora, Cândida Narciso, a construção da referida via, de 90 quilómetros, vai facilitar a circulação de pessoas e possibilitar o escoamento de bens, com maior celeridade.
Consta ainda do plano do governo provincial a construção de seis salas para os estudantes, um posto médico, uma casa para enfermeiros, assim como um tanque reservatório de água, com capacidade para mil litros. Situada a 190 quilómetros da cidade de Saurimo, a sua população vive do cultivo da terra, da caça e da pesca.

Ensino e saúde

A localidade possui uma sala, para atender 360 alunos matriculados, este ano,  no primeiro nível.
A respectiva sala tem cerca de 20 carteiras. As aulas são ministradas por dois professores.
O posto de saúde instalado na jurisdição atende, em média diária, 20 pacientes, assistidos por um enfermeiro. O paludismo, tosse e doenças diarreicas agudas configuram o quadro de enfermidades frequentes na localidade. Oito parteiras tradicionais prestam assistência possível às mulheres grávidas, cientes dos riscos que correm na realização do seu trabalho, sem luvas, batas e outros meios. 
A governante procedeu à entrega simbólica ao soba de bens alimentares de primeira necessidade, destinados à população.
Cândida Narciso ofereceu ainda motorizadas e bicicletas aos funcionários públicos, nomeadamente professores e enfermeiros.
A governadora provincial ofereceu igualmente chapas de zinco, colchões e cobertores para posterior distribuição, dentro dos critérios que as autoridades locais acharem viáveis.

Tempo

Multimédia