Províncias

Governo investe em escolas e centros de saúde em Saurimo

A construção de 24 salas de aula, três centros de saúde, uma creche e um mercado moderno, com capacidade para dois mil vendedores, está quase concluída, segundo afirmou ontem, em Saurimo, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do governo da Lunda-Sul, João Fucungo.

goA construção de 24 salas de aula, três centros de saúde, uma creche e um mercado moderno, com capacidade para dois mil vendedores, está quase concluída, segundo afirmou ontem, em Saurimo, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do governo da Lunda-Sul, João Fucungo. Localizadas nos bairros Luavur, Nhama e Txizaínga, nos arredores de Saurimo, a construção destas infra-estruturas, uma iniciativa do governo provincial da Lunda-Sul, teve por objectivo elevar a qualidade de vida da população ali residente.
João Fucungo garantiu que as acções em curso representam parte de um projecto que visa garantir a construção, de forma faseada, de 60 salas de aula em cinco escolas, quatro centros médicos e igual número de mercados. Do seu ponto de vista, estas obras integram-se em projectos-modelo concebidos com uma arquitectura moderna e critérios de gestão para a sua conservação e durabilidade. A aposta traduz a concretização em 50 por cento dos projectos traçados no âmbito de um orçamento estimado em (AKZ) 1bilião, 236 milhões e 600 mil, disponibilizados este ano pelo Orçamento Geral do Estado (OGE), dos (AKZ) 2 biliões e 380 milhões propostos. Segundo João Fucungo, este valor vai permitir o apetrechamento das repartições públicas, aumentar o fornecimento de energia eléctrica à periferia e a construção de lares para estudantes e pessoas de terceira idade. Para os municípios, o programa reserva a construção de residências geminadas, escolas do Ensino Secundário, instalações para a Polícia Nacional e para as administrações comunais de Alto-Chicapa e Cucumbi.  

Tempo

Multimédia