Províncias

Habitantes da Txizeca de boa saúde

João Salvo | Cacolo

Escola, posto de saúde com 20 camas, casas para o soba, professores e enfermeiros foram colocados à disposição das autoridades de Txizeca, município de Cacolo, na Lunda Sul.

Estudantes realçaram os esforços do Governo Provincial na criação de condições que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino e prometem cuidar do imóvel para que sirva outras gerações
Fotografia: Francisco Bernardo

Os equipamentos sociais foram inaugurados pela governadora Cândida Narciso, no quadro do Programa de Combate à Pobreza. O soba da comunidade de Txizeca, Armindo Mwacandala, considerou a inauguração do centro de saúde um momento histórico para a vida dos mais de 700 habitantes, que antes percorriam longas distâncias, até à regedoria de Mwatissegue para terem assistência médica e medicamentosa. Também os jovens beneficiaram com a nova escola. Agora podem continuar os estudos sem terem de se deslocar para outras zonas.
Contemplado com uma residência, o soba de Txizeca enalteceu os feitos do Governo na melhoria das condições de vida das populações e pediu a construção de mais casas para outros sobas e a urbanização da vila. Na mensagem dos estudantes, lida por Jelson Francisco, foram realçados os esforços do ­Governo na criação de condições que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino. Os alunos pediram material didáctico, merenda escolar, melhoria de salários e atribuição de subsídios de isolamento aos professores. A energia eléctrica deixou de ser um problema em Txizeca. A vila é abastecida através de painéis solares e, dentro de dias, vai contar com um sistema de abastecimento de água potável com capacidade de bombear 20 mil litros/dia.
A governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, destacou a construção de novos empreendimentos em Txizeca e disse que as obras resultam dos esforços do Governo no cumprimento das promessas feitas. Reconheceu que a efectivação dos projectos é fruto da compreensão dos sobas que aderiram ao processo de reunificação em curso na província.  Cândida Narciso reiterou o apelo aos pais e encarregados de educação para passarem os seus ensinamentos às novas gerações, em relação à preservação da paz e incentivou as crianças a irem à escola.
Na sua visita ao interior da província, a governadora da Lunda Sul inaugurou na sede municipal de Cacolo dois armazéns para apoio aos serviços administrativos.

Tempo

Multimédia