Províncias

Hospital Geral prevê consultas à distância

O Hospital Geral da Lunda-Sul (HGL) prevê, nos próximos tempos,  implementar consultas de especialidades à distância (telemedicina), com vista a facilitar a assistência médica e medicamentosa com qualidade, informou ontem, em Saurimo, a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Maria Segunda.

Fotografia: DR

 A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análises de resultados de diferentes exames, avaliados e entregues de forma digital. Em declarações à Angop, Maria Segunda fez saber que as consultas serão feitas nas especialidades de cirurgia, cardiologia, ortopedia, saúde da família, ginecologia, obstetrícia e dermatologia.
Explicou que com este método os médicos po-dem tomar decisões com maior agilidade e precisão, bem como observar os exames em qualquer lugar do país, utilizando computadores e dispositivos móveis e internet. A directora provincial adiantou que a implementação deste projecto é uma recomendação do Ministério da Saúde, para as províncias da Lunda-Sul e Moxico, que,  para o efeito,  estão a trabalhar para atingir tal desiderato. Disse haver garantias do Ministério da Ci-
ência e Tecnologia, que  durante este ano  serão montadas as salas de telemedicina e tecnologia de informação.
Maria Segunda adiantou que as consultas telemedicina irão diminuir a deslocação de pacientes  para os hospitais e no ex-terior do país e aumentar o contacto entre médicos e pacientes.

Tempo

Multimédia