Províncias

Hospital Geral sem serviços de nefrologia

O Hospital Geral da Lunda Sul debate-se com ausência de serviços de nefrologia para atender doentes com insuficiência renal, informou na segunda-feira, na cidade de Saurimo, a responsável daquela unidade sanitário.

Hortência Miguel disse que a unidade sanitária tem registado muitos casos de insuficiência renal crónica, mas por falta destes serviços, os doentes são obrigados a deslocar-se à capital do país em busca de assistência.
A responsável avançou que, entre os meses de Janeiro a Março, seis pacientes com insuficiência renal crónica foram encaminhados para a capital do país para fazerem hemodiálise.
O directora do hospital geral explicou que os casos de insuficiência renal grave são tratados nos serviços de medicina, que quase todos os dias diagnostica situações graves da doença, que são revertidos com tratamento e os que apresentam estádio crónico e que necessitam de hemodiálise são encaminhados para Luanda.
A unidade sanitária tem registado uma média mensal de seis casos de insuficiência renal aguda, deste número um ou dois necessitam de hemodiálise.
O director do hospital, Hortência Miguel, esclareceu que a insuficiência renal é uma doença que é decorrente de outras patologias, como as infecções graves, malária mal tratada, hipertensão arterial e uso de medicamentos tradicionais, principalmente as mulheres.

Tempo

Multimédia