Províncias

Idosos abandonados na rua recebem apoio do governo

Kamuanga Júlia | Saurimo

A direcção provincial da Lunda-Sul da Assistência e Reinserção Social (MINARS) recebe diariamente, em média, seis pedidos de amparo, por parte de idosos abandonados pelos seus familiares, acusados de feitiçaria.

Limitação de espaço dificulta os esforços para garantir conforto e segurança aos idosos
Fotografia: Jornal de Angola

A directora provincial do MINARS, Natália Iculo, disse ontem ao Jornal de Angola que a limitação de espaço e  condições afins constrangem os esforços para garantir conforto e segurança a esta franja da sociedade “desprezada pelos seus descendentes”. O lar criado pelo Governo Provincial há mais de um ano alberga 150 idosos, segundo a responsável, que considera que “o dever de cuidar dos pais acentua o sentido de gratidão dos filhos a favor daqueles que sempre tiveram um papel fundamental no seu crescimento, para serem homens e mulheres respeitáveis na sociedade”.
Para mitigar o sofrimento dos mais velhos, o Governo Provincial, em parceria com o MINARS, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria trabalha na mobilização de instituições e pessoas singulares para obterem donativos que permitam assistir pessoas vulneráveis.

Tempo

Multimédia