Províncias

Idosos e doentes recebem diversos bens

Joaquina Munji | Saurimo

O assessor do Presidente da República para os assuntos sociais e a governadora provincial da Lunda Sul entregaram ontem oito casas, das 16 erguidas com fundos da AJPRAZ, na localidade de Muangeji, arredores de Saurimo, para melhorar as condições de alojamento de idosos expulsos do convívio familiar.

Além da entrega das casas, devidamente mobiladas, a AJPRAZ – Associação de Jovens Provenientes da Zâmbia – deu a cada beneficiário uma moto para serviço de táxi e um gerador de energia.  Na passagem pelo lar de terceira idade a delegação expressou satisfação pelas condições criadas para os mais de 60 assistidos e concluiu a sua incursão no hospital central de Saurimo, onde ofereceu  alimentos essenciais, cobertores e roupa usada.
Eufórica por receber a chave da sua nova casa, a anciã Domingas Esperança, diz que começou uma nova etapa na sua vida e a melhor forma de agradecer ao Governo é “cuidar este bem de que muita gente precisa”.
O assessor do Presidente da República para os assuntos sociais, Simão Helena, elogiou a parceria da Associação de Jovens Provenientes da Zâmbia, evidente em acções que visam a melhoria das condições de pessoas carenciadas e abandonadas pelas famílias.
Valorizou a iniciativa da criação do projecto pela governadora provincial e apelou aos beneficiários para não venderem as casas e aos que aguardam por igual oportunidade a manterem a fé e a esperança.
Para a governadora Cândida Narciso, a entrega das casas aos idosos abandonados, acusados de feiticeiros e  vivendo em  condições de extrema pobreza, resgata a dignidade, graças à parceria da AJPRAZ, cujo presidente “corre sempre para onde é chamado”.
A governadora da Lunda Sul reiterou, ainda, o apelo à mudança de atitude por parte da sociedade para garantirmos uma “velhice tranquila àqueles que cuidaram de nós desde o berço”.

Tempo

Multimédia