Províncias

Instalada ponte provisória sobre o rio Luvo

Kamuanga Júlia | Saurimo

A circulação rodoviária na Estrada Nacional 230, a 50 quilómetros da cidade de Saurimo, Lunda Sul, é feita com normalidade, após a colocação de uma ponte de carácter provisório sobre o rio Luvo.

O tabuleiro da ponte tem 33 metros de comprimento, cinco de largura e tem capacidade para suportar 40 toneladas, substituindo a anterior que desabou há dois meses em consequência da sobrecarga de um camião.
A governadora Cândida Narciso inaugurou a ponte e referiu que a colocação da ponte provisória facilita a circulação de pessoas e bens e pediu aos automobilistas para respeitarem a carga máxima admitida na sua travessia, a fim de garantir a sua durabilidade, enquanto se a­guarda pela construção de uma infra-estrutura de carácter definitivo.
Os automobilistas Alexandre Txiuca e Domingos Apolinário a­plaudiram a montagem da ponte em poucos dias, porque  vai facilitar e ligação entre a cidade de Saurimo e as restantes localidades do Leste de Angola.
Os automobilistas dizem que também é necessário melhorar a sinalização das vias para evitar mais acidentes de viação.  Por outro lado, a governadora provincial da Lunda Sul inaugurou, na localidade de Muanbumba, a 70 quilómetros de Saurimo, um posto médico para permitir que a população deixe de percorrer longas distâncias em busca da assistência médica e medicamentosa.
O referido posto sanitário foi erguido em oito meses, custou 19 milhões de kwanzas e dispõe, entre outras, de sala para tratamento, recepção e farmácia.
O soba da localidade, Vieira Canhica Muanbumba, agradeceu a abertura do posto e apelou ao governo para que construa mais escolas, casas para os professores e enfermeiros, sistemas de abastecimento de água e energia.
Na regiaõ estão em curso diversas acções de impacto social, no âmbito do programa de combate à fome e redução da pobreza.

Tempo

Multimédia