Províncias

Lançado projecto de recolha de lixo

Kamuanga Júlia | Saurimo

O processo de recolha, selecção e tratamento de resíduos sólidos em Saurimo conta com um novo projecto, denominado Mwono, criado pelo Governo Provincial da Lunda-Sul, em parceria com a direcção do Urbanismo e Ambiente.

De acordo com o presidente da Associação Ambiental AA, Elísio Muatxicuata, constam dos objectivos do projecto a educação da população, através de demonstrações práticas, destinadas a garantir um ambiente saudável e conforto aos habitantes.
O vice-governador para o sector Económico e Social, Nelson Wilson, referiu que o projecto vai permitir às operadoras encarregues da limpeza melhorarem a sua prestação, para que Saurimo seja uma das cidades mais limpas do país. Nesse sentido, aconselhou a população a depositar o lixo nos contentores, das 6h00 às 18h00, horário estipulado pela administração local.
Por outro lado, cerca de 500 crianças do Lar João Paulo Segundo, em Saurimo, receberam produtos de higiene pessoal, oferecidos pela empresa privada Ponto Verde, vocacionada para a recolha de lixo.
De acordo com a coordenadora da empresa, Rosária Mendes, pretende-se, com esta iniciativa, informar e educar a sociedade sobre a prevenção de várias doenças provocadas pelo lixo. Pediu, também, aos pais para educarem os filhos sobre os bons hábitos, no sentido de evitarem doenças.

Tempo

Multimédia