Províncias

Língua tchokwé no ensino

Kamuanga Júlia | Saurimo

Professores do ensino primário na província da Lunda Sul concluíram ontem uma formação em língua tchokwé, que é integrada, a partir deste ano lectivo, no programa curricular, numa promoção da Direcção Provincial da Educação, Ciências e Tecnologia.

Participantes enalteceram a iniciativa do Governo e garantiram transmitir os conhecimentos
Fotografia: Maria Augusta |

Durante sete dias, os formandos, cerca de 70, aperfeiçoaram conhecimentos sobre “Competências, princípios e conhecimentos necessários”, numa perspectiva de melhorar a qualidade do ensino na região.No acto de encerramento, o director provincial da Educação, Isaías Filipe Sacajima, exortou os participantes a prestarem atenção especial na transmissão dos conhecimentos adquiridos, para que o ensino da língua tenha resultados satisfatórios.
O responsável acrescentou que o programa de formação é contínuo, a fim de minimizar a carência de professores especializados nesta matéria que, através dela, permite à população resgatar os valores culturais, cívicos e morais e contribuir para o desenvolvimento da província. Os participantes enalteceram a iniciativa do Governo e garantem transmitir os conhecimentos com responsabilidade, para que as novas gerações valorizem as línguas maternas.

Tempo

Multimédia