Províncias

Lunda-Sul reforça saúde

Kamuanga Júlia | Saurimo

O sector da Saúde na Lunda-Sul conta, desde quinta-feira, com 117 novos técnicos básicos, formados pela Escola Técnica de Enfermagem (ETE). Os certificados de fim de curso foram entregues numa cerimónia presidida pela governadora Cândida Narciso.

Novos técnicos vão melhorar a assistência
Fotografia: Jornal de Angola |

Aos novos técnicos de enfermagem, que saíram de um grupo de 520 matriculados no início de 2011, a governadora pediu que ajudem com o seu saber na melhoria da qualidade de serviços prestados à população, em qualquer ponto do país.
Cândida Narciso referiu que “o amor ao próximo deve constituir a base fundamental para os profissionais exercerem a sua função com responsabilidade”, dai ter incentivado os técnicos básicos a apostarem na continuidade da formação no escalão médio, que arrancou o ano passado com 900 alunos. O director da ETE, Ferreira Muatxingueji, disse que o número de técnicos formados, desde a abertura da instituição, em 2007, ronda os 1.100 enfermeiros.Ferreira Muatxingueji assegurou que decorrem acertos para serem admitidos alguns desses quadros no sector, no próximo ano, por meio de concurso público.
O diploma, na visão dos formados, coloca-lhes novos desafios no trabalho que se segue com os seis meses de estágio nos vários serviços disponíveis em hospitais e unidades afins, para pôr em prática os conhecimentos recebidos durante dois anos.

Tempo

Multimédia