Províncias

Mais técnicos de enfermagem na Lunda Sul

Kamuanga Júlia | Saurimo

O sector da Saúde na Lunda Sul foi reforçado ontem com os primeiros 190 técnicos médios de enfermagem formados durante quatro anos em assistência materna, técnicas de enfermagem, anatomia humana, nutrição e biologia, no Instituto Médio de Saúde de Saurimo.

Os novos profissionais fazem parte de um grupo de 295 alunos, que frequentaram o primeiro curso de enfermagem ministrado na província.
No encerramento do curso, testemunhado pela governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, e outras entidades, os técnicos juraram respeitar a dignidade e os direitos da população, primar pelos princípios éticos, deontológicos e abster-se de práticas prejudiciais à profissão. No juramento dos profissionais é reafirmada a elevação do nível de protecção e discrição e actuação junto da equipa de saúde para melhoria do nível de vida da população. />Os finalistas enalteceram o apoio moral, social e espiritual dos professores ao longo dos anos académicos e assumiram o compromisso de trabalhar com zelo e dedicação nas localidades para onde forem indicados e contribuir para a humanização do sector da Saúde na Lunda Sul.
A directora da Escola Técnica Média de Saúde, Guilhermina Prazeres, apelou aos novos técnicos a terem um espírito de sacrifício no desempenho das funções e a primarem pela melhoria constante dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de formação, para aperfeiçoamento da assistência  à população.

Tempo

Multimédia