Províncias

Merenda beneficia milhares de alunos

João Salvo | Saurimo

Ascende a 50.642 o número de alunos que beneficiam de forma intercalada de merenda no município de Saurimo, entre 118.332 matriculados no presente ano lectivo nas escolas do ensino primário.

Mais de 50 mil alunos de Saurimo recebem a merenda
Fotografia: Arão Martins| Edições Novembro| HUÍLA

O director municipal da Educação, Valentim Viriato, disse ao Jornal de Angola que a acção resultou de uma iniciativa do Governo Provincial em parceria com a Sociedade Mineira de Catoca.
Valentim Viriato explicou, por outro lado, que apesar destes avanços 67.690 alunos ficam sem beneficiar da merenda no município.
Para  inverter a situação, o responsável da Educação assegurou que foram estabelecidos contactos com as autoridades da província de Malange, a fim de partilhar a sua experiência e obter uma solução alternativa. “Esse processo não foi ainda concretizado por falta de financiamentos”, disse.
O responsável da fábrica de merendas de Saurimo, Frederico Bonifácio, disse que a produção é reduzida, devido à escassez de matéria-prima. De momento, produz em média 32 mil merendas por dia, para atender um universo de 52 escolas de forma intercalada. Abel Txifutxi e Zenaida Adélia, dois alunos que beneficiam da merenda escolar em Saurimo, manifestaram satisfação.

Tempo

Multimédia