Províncias

Milhares de animais vacinados na região

Joaquim Munji | Txizeca

A campanha de vacinação animal na província da Lunda Sul arrancou sexta-feira, na fazenda agropecuária FAMIASSO, na localidade de Txizeca, a mais de 90 quilómetros da cidade de Saurimo, com a imunização de 152 bovinos, dos cerca de 5.500 previstos na região.

Durante a campanha prevê-se a imunização, na província da Lunda Sul, de mais de 26.500 bovinos, 20 mil pequenos ruminantes e mil animais de estimação. Estão disponíveis vacinas suficientes para o êxito da campanha de vacinação, que vai ser assegurada por uma equipa de sete técnicos, comandados pelo único médico veterinário da província, António Miguel Muacassa.
O veterinário elogiou a colaboração dos criadores pela adesão em todas as campanhas de imunização planificadas, facto que minimiza a propagação de doenças comuns, como a raiva e dermatofiloses, e acentua os progressos notáveis no domínio do repovoamento animal, nos últimos oito anos.
O também responsável do Instituto de Serviços Veterinários reconhece dificuldades inerentes à insuficiência de técnicos, recolha de animais vadios na via pública e ausência de um matadouro, para disciplinar o processo de abate e inspecção da carne, vendida nos mercados da província.
O sócio gerente da FAMIASSO manifestou-se satisfeito pelo facto da sua fazenda ter sido escolhida para o início da campanha de vacinação.Lito Miasso disse que o repovoamento decorre de forma faseada, há cerca de seis anos, e a  fazenda ocupa uma área de mil hectares. "Mais de 60 bovinos foram paridos aqui, reflexo de esforços gizados por mais de 20 trabalhadores”.

Tempo

Multimédia