Províncias

Milhares de animais são vacinados pelos serviços locais de veterinária

João Salvo | Saurimo

O Instituto de Serviços de Veterinária (ISV), afecto à direcção provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Lunda-Sul, vacinou, durante uma campanha realizada entre os meses de Maio e Julho último, mais de 2.100 animais.

Para além de gado bovino os técnicos de veterinária imunizaram animais de estimação
Fotografia: Jornal de Angola

O Instituto de Serviços de Veterinária (ISV), afecto à direcção provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Lunda-Sul, vacinou, durante uma campanha realizada entre os meses de Maio e Julho último, mais de 2.100 animais.
O chefe de departamento do ISV, António Miguel Chiteca, revelou sexta-feira que a campanha abrangeu animais, como bovinos, cães, gatos e macacos, que foram vacinados contra a peripneumonia contagiosa, carbúnculo hemático sintomático e raiva.
Por espécies, as estatísticas divulgadas pelo responsável dão conta que 1.721 bovinos, 381 cães, 16 macacos e três gatos foram vacinados ao longo da campanha, que capturou e sacrificou igualmente 166 cães vadios nas ruas da província. Miguel Chiteca salientou que a campanha registou alguns constrangimentos, principalmente por causa da fraca adesão de criadores ao programa de vacinação e da falta de mangas para vacinação.
Com vista a acautelar situações do género em próximas campanhas, o chefe de departamento dos serviços de veterinária apelou para o engajamento de todos na criação de condições que permitam os técnicos atingirem as metas projectadas para a saúde dos animais.
Por outro lado, técnicos de enfermagem de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, estão a transmitir experiências sobre cuidados primários da saúde e a avaliação do nível de formação aos homólogos do sector na região leste do país. A iniciativa resulta da subscrição de um acordo de cooperação entre as duas universidades daquelas localidades portuguesas e a Universidade Lueji-a-Nkonde.
Durante a estadia em Saurimo, a delegação portuguesa realizou uma palestra sobre a organização dos serviços de saúde, em que participaram mais de 200 profissionais do sector. A ocasião permitiu ainda outras abordagens no domínio sanitário, para colher subsídios atinentes ao melhoramento da prestação de serviços a todos os níveis.

Tempo

Multimédia