Províncias

Milhares de habitantes matriculados em Saurimo

Kamuanga Júlia | Saurimo

Mais de vinte mil pessoas frequentam, este ano lectivo, as aulas de alfabetização no município de Saurimo, integrados no Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), disse, ontem, o seu coordenador provincial do programa.

Um pormenor da cidade de Saurimo
Fotografia: Joaquina Munji|Saurimo

Gilberto Ngambo referiu que, ao contrário dos anos anteriores, a maioria dos matriculados no Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar são do sexo masculino.Ao considerar a Lunda Sul  uma das províncias com um índice de analfabetismo muito alto, o coordenador do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar garante o reforço das acções de expansão do programa nas comunas do interior.
Com o projecto de levar a alfabetização às comunidades, Gilberto Ngambo acredita que as pessoas vão interessar-se mais em apostarem nas aulas para aprenderem a escrever e a ler.
Gilberto Ngambo elogiou os apoios de igrejas, associações juvenis e outros parceiros sociais, na mobilização dos cidadãos, uma actividade que tem ajudado a alcançar os objectivos preconizados, apesar da carência de agentes de alfabetização nas zonas mais recônditas da província.

Tempo

Multimédia