Províncias

Mulheres querem estradas em condições

Kamunga Júlia e João Salvo | Dala

Mulheres rurais da Lunda Sul pediram ao Governo Provincial para acelerar o processo da reabilitação das vias de acesso às comunas de Luma Cassai e Cazage, a sede municipal do Dala.

Fórum permitiu identificar os principais problemas que afectam a mulher camponesa
Fotografia: DR

Durante o fórum de auscultação da mulher rural, promovido pela direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, as participantes defenderam também a instalação de redes de telemóvel.
No encontro, que teve por objectivo recolher subsídios para melhorar a vida das mulheres no campo, as camponesas pediram as autoridades que sejam distribuídas sementes para campanha  e apoiadas com tractores, alfaias e moageiras, e construídas lojas rurais para a venda dos produtos cultivados. Para reduzir o desemprego dos jovens, consideraram fundamental a criação de pequenas e médias empresas nas comunidades e a concessão de créditos bancários.  A coordenadora do grupo de acompanhamento do Ministério da Família e Promoção da Mulher na província da Lunda Sul, Maria Mpava Medina, destacou a importância da realização do fórum, que permitiu identificar os principais problemas que afectam a mulher camponesa, nas suas múltiplas vertentes, com vista a encontrar caminhos para a sua resolução.
A direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher realiza nos próximos dias encontros semelhantes em outros municípios da província.

Tempo

Multimédia