Províncias

Obras arrancam em Março

João Salvo | Saurimo

A primeira fase da construção de casas da centralidade de Saurimo, na província da Lunda Sul, arranca no primeiro trimestre de 2017, anunciou ontem, naquela localidade, o presidente do Conselho da Administração da Imogestin, no final do encontro que manteve com a governadora Cândida Narciso.

Centenas de casas são construídas em Saurimo na margem direita da estrada Nacioanl 180
Fotografia: Arimateia Baptista

Rui Cruz avançou que, numa primeira fase, vão ser construídos 200 apartamentos de várias tipologias, T3 e T4, numa cifra de mil casas, das 2.500 previstas. As obras do empreendimento vão estar a cargo da empresa Griner.
As 200 casas anunciadas nesta primeira fase vão ser construídas na reserva fundiária de Saurimo, nos arredores da mesma cidade, na margem direita da Estrada Nacional 180, que liga os municípios de Saurimo/Dala e a cidade de Luena, província do Moxico, ocupando uma área de 25 hectares, que correspondem a igual número de campos de futebol, segundo o director provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, Francisco Txiquendja Heleno.
O projecto da construção da centralidade inclui infra-estruturas sociais, nomeadamente escolas, hospitais, jardins, campos desportivos, lojas e redes de saneamento básico e eléctricas, lancis e sinalização, entre outros serviços. Esta iniciativa de construção da centralidade de Saurimo foi ressaltada pelos seus munícipes, que almejam ver concretizada esta tarefa para suprir o défice de habitações a nível local. O munícipe João Francisco valoriza esta iniciativa, embora reconheça que a quota atribuída à cidade de Saurimo, nesta primeira fase é “ uma gota no oceano, tendo em conta a demanda da população.”

Tempo

Multimédia