Províncias

Parteiras tradicionais formadas em Saurimo

Kamuanga Júlia | Saurimo

Mais de 200 parteiras tradicionais da Lunda-Sul, participaram, na cidade de Saurimo, num seminário sobre solidariedade, promovido pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, com vista a garantir partos seguros nas comunidades.

Parteiras com mais conhecimentos para garantir partos seguros nas comunidades rurais
Fotografia: Jornal de Angola

A formação, enquadrada no programa de actividades alusivas ao Março Mulher, visou dotar as parteiras das ferramentas indispensáveis, para que possam  manusear de forma adequada os equipamentos durante a realização do parto. A directora da Família e Promoção da Mulher, Maria Ulumbo, enalteceu o papel das parteiras tradicionais, como parceiras do Governo da província, na solução de vários problemas no meio rural. Pediu a continuidade no trabalho de formação a fim de garantir qualidade nos serviços.
As parteiras Verónica Mota e Ângela Sónia referiram que ganharam mais experiência com a formação. Elas são parteiras tradicionais há mais de dez anos e estão disponíveis para melhorar ainda mais os seus conhecimentos.
As parteiras pediram à Direcção da Família e Promoção da Mulher, para continuar a promover acções do género no interior da província.

Tempo

Multimédia