Províncias

Pesquisa em Saurimo de dados sobre saúde

Kamuanga Júlia | Saurimo

Um grupo de especialistas dos Serviços Provinciais do Instituto Nacional de Estatística na Lunda Sul iniciou ontem, em Saurimo, o processo de Inquérito de Indicadores Múltiplos de Saúde (IIMS), em várias localidades da cidade, com o objectivo de diagnosticar as patologias que mais afectam as populações.

O grupo, composto por oito pessoas, entre inquiridores, supervisores, cartógrafo, motorista e um técnico de saúde, vai durante três meses fazer uma listagem e recolha de amostras em 26 habitações nos bairros que foram seleccionados para esta primeira fase do projecto, nomeadamente Agostinho Neto, Luavuri, Manauto, Txizaínga, Sassamba, Candembe e Nzaji.
O processo abrange crianças menores de cinco anos e adultos, que são submetidos a um diagnóstico de malária, anemia e prevalência do HIV/SIDA. Em declaração ao Jornal de Angola, o supervisor provincial Eliseu Sango ressaltou que a ideia é incentivar a população para uma cultura de saber o seu estado serológico, de modo a contribuir no combate às várias enfermidades e reduzir o nível de mortes por negligência.

Tempo

Multimédia