Províncias

Ponte sobre o rio Txipulunguzo melhora circulação em Saurimo

Flávia Massua | Muxie

A circulação de pessoas e bens nas localidades de Kassamba e Samahina, no município de Saurimo, Lunda Sul, está mais facilitada com a inauguração, na segunda-feira, da ponte metálica sobre o rio Txipulunguzo, com cinco metros de largura e 21 de cumprimento.

A infra-estrutura metálica, inaugurada pela governadora provincial, Cândida Narciso, no quadro das comemorações do mês do Herói Nacional, vai facilitar as trocas comerciais entre as regiões.
No mesmo âmbito, foi inaugurado na localidade de Muxie, no município de Saurimo, um sistema de água, cujo equipamento social está acoplado por dois balneários, quatro lavandarias e chafarizes, além da canalização feita na escola, nas casas do professor e do soba.
A governante provincial, Cândida Narciso, disse que a entrega de bens e serviços às populações demonstra a aposta do interesse das autoridades em melhorar a vida das comunidades, apesar de as circunstâncias não serem as melhores devido à crise financeira que afecta o mundo.
Os sobas de Samahina e de Muxie, Pedro Samahina e Afonso Chilieno, nas suas mensagens de felicitação, manifestaram o seu agradecimento, mas também apresentaram algumas dificuldades como a falta de escolas na primeira localidade e de postos de saúde.
As autoridades tradicionais esperam que seja também resolvida a falta de material agrícola, entre enxadas, catanas e fertilizantes.

Tempo

Multimédia