Províncias

Professores da Lunda Sul chamados a pesquisar mais

Flávia Massua | Saurimo

O director provincial da Educação na Lunda Sul, Isaías Sacajima, apelou sexta-feira, em Saurimo, os professores para uma maior dedicação à pesquisa e assiduidade nas salas de aula, no sentido de melhor contribuírem para um ensino de qualidade.

Muitos docentes têm tido práticas contrárias às políticas traçadas pelo Executivo
Fotografia: JAimagens

O responsável, que falava num encontro de carácter informativo mantido com mais de 300 professores do ensino primário e do segundo ciclo, disse que muitos docentes têm tido práticas contrárias às políticas traçadas pelo Executivo, com ausências sucessivas nas salas, por exemplo. Para contrapor esta prática, o director provincial salientou que há uma necessidade de se reforçarem mais as acções de fiscalização, para que se cumpram cabalmente as orientações das autoridades do sector.
“Os resultados positivos dos educandos durante o ano lectivo são reflexo de competências de uma acção conjunta entre o Estado e a família”,  disse durante o encontro, que visou também traçar mecanismos para solucionar alguns constrangimentos vividos nas escolas locais do ensino primário e do segundo ciclo, relativamente à qualidade e a linguagem usada por professores.
Ao esboçar uma síntese sobre o ano lectivo em curso,  Isaías Sacajima sublinhou a inserção, desde o ensino primário ao II ciclo do ensino secundário, de 200 mil alunos. As aulas para estes estudantes são asseguradas por 3.650 professores, em 1.260 salas.Neste momento, estão em construção mais escolas a nível da sede provincial e arredores, custeadas pelas estruturas locais e centrais, além de parceiros.

Tempo

Multimédia