Províncias

Professores em formação

Kamuanga Júlia| Saurimo

Mais de 400 alfabetizadores na Província da Lunda Sul participam desde ontem, em Saurimo, numa formação, para actualização de conhecimentos, promovida pelo Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar.

O director provincial da E­ducação, Isaías Sacajima, assegurou que durante a formação vão ser abordados assuntos ligados ao método "Sim, eu posso" e  ao programa de aceleração escolar.
Isaías Sacajima referiu que este ano foram matriculadas 28.000 pessoas e que as aulas são ministradas por 450 alfabetizadores.
Por outro lado, o programa de alfabetização e recuperação do atraso escolar no Município do Ngonguembo, Província do Cuanza Norte, registou um aumento de cidadãos interessados em aprender a ler e a escrever no presente ano lectivo.
Este ano foram matriculados 950 alunos, contra os 347 matriculados em 2013, informou o responsável da área de estatística da Repartição Municipal da Educação, Mateus Domingos.
O responsável do programa de alfabetização e recuperação do atraso escolar no Município do Ngonguembo disse, por outro lado, que 500 alunos recebem aulas à luz do método cubano "Sim Eu Posso", enquanto 450  estão inscritos no método "Gostar de ler e escrever".

Falta de recursos financeiros

Os poucos recursos financeiros para a contratação de novos professores de alfabetização representa um obstáculo à extensão do referido sistema de ensino a todo o município do Ngonguembo, onde o programa é assegurado por 31 alfabetizadores.
Em relação ao ensino geral, para o ano 2015, foram matriculados 2.539 alunos da iniciação ao segundo ciclo do ensino médio, segundo o responsável do programa de alfabetização e recuperação do atraso escolar
Mateus Domingos lembrou que o município tem estado a registar um aumento significativo de jovens, sobretudo do sexo feminino, no sistema normal de ensino, o que demonstra a aposta dos jovens em elevarem o nível académico e promoção da auto-superação.
O município conta com 23 escolas, das quais  21 do ensino primário. Ngonguembo tem 129 professores.

Tempo

Multimédia