Províncias

Programas de sensibilização intensificados na Lunda Sul

Kamuanga Júlia| Saurimo

As autoridades sanitárias da província da Lunda Sul intensificaram, desde o início de Julho do ano passado, as campanhas de sensibilização nas comunidades, para a prevenção da cólera e do vírus zika.

População aconselhada a procurar os hospitais logo após os primeiros sintomas da doença
Fotografia: Edições Novembro

Em declarações à imprensa, o chefe de departamento de Saúde Pública e controlo de grandes endemias, Gomes Txipilica, ressaltou que o programa  visa reforçar as medidas de prevenção do surto, registado em algumas províncias do país.
Adiantou que o sector da Saúde na província trabalha com as equipas de mobilização social, nas unidades hospitalares situadas nos bairros periféricos. Recordou que a Lunda Sul ainda não registou nenhum caso de cólera e zika.
Gomes Txipilica exortou a população no sentido de acatar os conselhos das autoridades sanitárias, para prevenir a doença.
Por outro lado, 39 jovens de várias associações religiosas e da JMPLA doaram, ontem, sangue ao Hospital Geral da Lunda Sul, para minimizar a carência registada naquela unidade sanitária.
O director provincial interino da Juventude e Desportos, Monteiro Luís, disse que o acto representa um gesto de amor ao próximo e faz parte das actividades de âmbito social que são desenvolvidas regularmente.
Satisfeito com a doação, o porta voz do sector de Hemoterapia, José Quintas, enalteceu a iniciativa dos jovens e sublinhou que o gesto vai ajudar o centro a suprir as dificuldades registadas nos últimos tempos.

Tempo

Multimédia