Províncias

Proposta criação de curso superior de enfermagem

Flávia Massua e João Salvo | Saurimo

A realização de um estudo de viabilidade para a criação de um núcleo superior de formação em enfermagem, em Saurimo, foi uma das principais recomendações do segundo conselho consultivo da direcção provincial de Saúde da Lunda-Sul.

Os participantes no evento, que encerrou ontem, recomendaram que o estudo de viabilidade seja levado a cabo pelas autoridades locais da Saúde e a Escola Superior Politécnica da Universidade Lweji A´nkonde, a fim de permitir a instalação do núcleo, a partir do próximo ano.
Além disso, os delegados ao conselho, que durou dois dias, aplaudiram o arranque das obras de construção de uma maternidade e da pediatria, em Saurimo.
Os participantes propuseram a descentralização orçamental de todos os centros de saúde municipais, dotação de laboratórios, reenquadramento efectivo de profissionais fora do sistema, o que ia evitar a admissão de eventuais colaboradores.
Os técnicos do sector a nível da Lunda-Sul solicitaram ainda a construção de cadeias de frio em todas as áreas com instalações sanitárias e defenderam a rotatividade dos detentores de cargos de chefia em repartições e hospitais municipais.
A necessidade de um maior envolvimento da sociedade na sensibilização das famílias, para aderirem às campanhas de vacinação, foi outra questão apontada na reunião.
O vice-governador da Lunda-Sul para o sector económico, Nelson Daniel, afirmou que a redução acelerada da mortalidade infantil pressupõe investimentos tendo em vista a extensão da rede sanitária.
Salientou, ainda, a necessidade da formação dos técnicos, para aumentar a competência e o controlo da propagação das doenças.

Tempo

Multimédia