Províncias

Protecção dos idosos está em debate

Kamuanga Júlia| Saurimo

Representantes da sociedade civil, membros do Governo Provincial e autoridades tradicionais estão reunidos em Saurimo para traçarem estratégias para melhorar a assistência e protecção da pessoa idosa. 

O  fórum decorre sob o lema “Trabalhemos para garantir  melhor assistência social”. Na sessão de abertura, a governadora Provincial Cândida Narciso destacou a importância de o Executivo traçar políticas que contribuam para a redução da violência contra o idoso, mediante o apoio às vítimas, por forma a evitar danos  a “nível físico, psicológico e emocional”.
A governante defendeu a necessidade de todos juntarem esforços para uma análise sociológica, que visa moldar a consciência da população e contribuir para a redução do fenómeno que afecta diariamente os idosos no seio familiar. Pediu igualmente às famílias para prestarem maior atenção, dando a assistência que “os idosos merecem, por representarem    bibliotecas vivas, como fonte inesgotável de conhecimentos e experiências”.
O encontro, que conta com a presença de mais de 100 participantes, aborda temas ligados aos “Direitos humanos e humanitários", "Envelhecimento humano como processo progressivo, intrínseco e universal em todo o ser vivo", "Feiticismo como forma de disfuncionalidade nas famílias e na sociedade" e "Missão e visão doutrinal, pessoal e pastoral da igreja”.

Tempo

Multimédia