Províncias

Próteses auditivas doadas em Saurimo

João Salvo | Saurimo

As condições auditivas de 28 pessoas, entre adultos e crianças, tendem, desde terça-feira, a melhorar, na sequência da atribuição gratuita de próteses auditivas, um gesto do Governo Provincial, em parceria com o Hospital Maria Pia.

Fotografia: JAImagens | Edições Novembro

No acto de entrega das próteses, que decorreu no Centro Materno-infantil de Saurimo, o director provincial da Saúde, Costa Samuquinda, explicou que a acção resulta de um levantamento feito no mês de Fevereiro: “Detectámos crianças e adultos com estas necessidades e que, usando próteses, podiam melhorar a sua audição”. 
Costa Samuquinda avançou que a colocação das próteses está a ser feita por um grupo de técnicos especializados em otorrinolaringologia, idos da Província Luanda.
Costa Samuquinda sublinhou que estão disponíveis cerca de 70 próteses, número que pode ser aumentado, caso haja necessidades. “As crianças com estas necessidades, na sua maioria, são estudantes da Escola do Ensino Especial”.
O médico otorrinolaringologista Matuba Filipe explicou que este é um gesto  orientado pela governadora provincial da Lunda Sul.
O médico explicou serem várias as causas que concorrem para  as crianças terem problemas de audição e citou o exemplo de doenças como a meningite, sarampo e paludismo, devido aos medicamentos que são utilizados no tratamento, como o quinino, que pode provocar uma quebra na  audição.
“Muitos problemas de audição são provocados pelos próprios homens. As crianças devem ter um seguimento adequado para serem reabilitadas e para se evitarem casos do género”, concluiu o médico otorrinolaringologista.

Tempo

Multimédia