Províncias

Reabilitação de jardins dá novo cenário à cidade

João Salvo | Saurimo

A reabilitação de jardins e a criação de outros espaços verdes em Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, está a dar lugar a um panorama aprazível à cidade, que se mostra cada vez mais interessada a investir no turismo, cujos trabalhos que envolvem a  mudança do cenários estão a cargo da empresa Cimaleste.

Principais artérias de Saurimo terão novo visual
Fotografia: Flávia Massua| EDIÇÕES NOVEMBRO

Relva, cedros, pingos de ouro e palmeiras despontam do ornamento verde que preenche rotundas e faixas centrais de passeios ao longo de avenidas, com traços nítidos de habilidade, compromisso e conhecimento da arte, que cativa a atenção e respeito de transeuntes.
A rotunda de S. António, que dá acesso ao centro da cidade, recebe visitas regulares de cidadãos de  várias faixas etárias. A jovem Eliana Jeremias, estudante da oitava classe, é das centenas de visitas que em companhia de amigos ocupa os tempos livres no local. “Aqui os jardins estão a ficar bonitos , daí a minha frequência” , disse.
O jovem André Melo, também um dos frequentadores da retunda, considera que os trabalhos já realizados oferecem uma “imagem convidativa. “Aqui a pessoa  respira um bom ar”, diz.
Segundo a directora da empresa Cimaleste, Leunete Martins, os trabalhos em curso incidem na reestruturação, plantação de relvas, substituição de árvores e realização de adornos e assegura que “em 120 dias os espaços podem servir de cartão postal da cidade”,  .
 O  jovem Dadinho Castro, que trabalha como jardineiro neste projecto, é também uma das vozes  que se junta às inúmeras que acreditam que Saurimo brevemente terá um cenários aprazível.

Tempo

Multimédia