Províncias

Reforçado fornecimento de energia

Kamuanga Júlia | Saurimo

O director provincial da Lunda Sul da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) garantiu em Saurimo que está em curso o processo de instalação de dois grupos geradores, com capacidade para gerar cinco megawatts

Geradores entram em funcionamento em Maio para evitar restrições no fornecimento de energia
Fotografia: Eduardo Pedro |

Com vista a melhorar o fornecimento de energia a nível da cidade e arredores.
Domingos Pompilho referiu que a entrada em funcionamento dos geradores, em Maio próximo, vai evitar restrições na distribuição nos bairros periféricos da cidade e garantir qualidade de energia, com uma cobertura estimada a cem por cento.“Vamos ter um total de 16 megawatts e meio de energia, contando com os quatro e meio da Hidro-Chicapa”.
O responsável acrescentou que a ENE trabalha na expansão da rede nos bairros Manauto e Aeroporto, para satisfazer integralmente os anseios dos consumidores.
O número de consumidores aumentou e neste momento são controlados mais de dez mil clientes. /> Para evitar sobrecargas nos bairros, garantiu a instalação de mais transformadores que regulam a quantidade de energia consumida pela população.
No que toca à instalação de redes comerciais para pagamento de taxas, Domingos Pompilho sublinhou que decorre o processo de contratação de espaços, para a abertura de lojas de atendimento, a fim de encurtar distâncias aos consumidores.Ao realçar os ganhos dos 12 anos de paz efectiva no país, destacou a construção da barragem de Chiumbue, no município de Dala,  200 quilómetros de Saurimo, e de uma linha de transporte de energia, que vai beneficiar  Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico.

Tempo

Multimédia