Províncias

Reposta a circulação no rio Luachimo

Adão Diogo| Saurimo

O trânsito rodoviário entre Saurimo e Dala, na província da Lunda-Sul, foi reaberto domingo, três dias depois da sua interrupção, devido a obras de instalação de uma ponte metálica, em substituição da antiga estrutura em betão, desabada por excesso de peso, durante a passagem de um camião.

A governadora Cândida Narciso assistiu a passagem das primeiras viaturas pela nova ponte metálica sobre o rio Luachimo na Lunda-Norte
Fotografia: Adão Diogo| Saurimo

A conclusão da empreitada em três, dos dez dias programados, representa um recorde, que, na visão da governadora Cândida Narciso, acentua o sentido de responsabilidade do governo na busca de soluções para resolver os problemas do povo.
A ponte, com capacidade para suportar mais de 60 toneladas, ficou orçada em 120.000 dólares, sem adicionar os custos de transporte, disponibilidade de máquinas e de execução dos trabalhos, segundo o director regional Leste do Instituto de Estradas de Angola, Rafael Mutemeka.

Desminagem


A governadora, que acompanhou atenta a passagem dos primeiros camiões, expressou uma palavra de apreço à brigada do Instituto Nacional de Desminagem, que, desde Junho do ano passado, trabalha na limpeza das bermas, para garantir segurança na execução das obras de ampliação da estrada, ao longo dos 160 quilómetros entre Saurimo e Dala, a cargo de empreiteiras chinesas. Segundo a responsável, a remoção de 380 minas “poupou a vida de muitas pessoas, que poderiam “ser vítimas de acidentes mortais”, numa zona que foi alvo de vários conflitos armados. O chefe da equipa de desminagem garante que o trabalho decorre sem sobressaltos e fica concluído no decurso deste ano.
Antes de percorrer cerca de 110 quilómetros a fim de testemunhar a reabertura da via, Cândida Narciso procedeu ao lançamento da primeira pedra para o início dos trabalhos de terraplenagem, para posterior asfaltagem, de duas vias estruturantes no interior dos bairros Kawzanga e Txizaínga, até ao final do ano.

Tempo

Multimédia