Províncias

Sanatório da Lunda Sul regista redução de casos

Kamuanga Júlia | Saurimo

As campanhas de sensibilização efectuadas ao longo do mês de Janeiro por técnicos sanitários permitiram uma redução considerável de casos de tuberculose a nível do Hospital Sanatório da Lunda Sul, revelou ontem, em Saurimo, o supervisor provincial do programa de luta contra a doença.

Famílias são aconselhadas a levar os parentes aos hospitais após os primeiros sintomas
Fotografia: Eduardo Pedro

Júlio Lunda referiu que as referidas campanhas de educação e prevenção contribuíram para que a província conhecesse uma diminuição de casos, pois em Março registaram-se 70, menos dez que em Janeiro. O supervisor referiu que o sector continua a trabalhar com as autoridades tradicionais nas vilas e aldeias, para se esclarecerem as causas e os métodos de prevenção da doença, com vista a incutir na população a necessidade de se evitarem os tratamentos caseiros.
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas, assim como a diabetes e o VIH/Sida, associados à pobreza extrema, são factores que concorrem para o surgimento da tuberculose.
O sanatório da província da Lunsa Sul dispõe de medicamentos suficientes para atender casos da doença. Júlio Lunda pede às famílias para não hesitarem em levar os doentes ao hospital quando apresentarem sintomas de tuberculose.

Tempo

Multimédia