Províncias

Saúde foi reforçada

João Salvo| Saurimo

A aquisição de ambulâncias, incineradoras para o lixo hospitalar e a realização de um concurso público, com vista a garantir o aumento do pessoal nos postos médicos e centros de saúde da província são as grandes prioridades definidas para a melhoria da prestação de serviços na Lunda Sul.

O director provincial da Saúde, Costa Maria Samuquinda, revelou em Saurimo que a definição de critérios para o aumento salarial dos trabalhadores e a formação de quadros, mediante a promoção de seminários, configuram também prioridades.
A conclusão dos trabalhos inseridos no Programa de Municipalização de Serviços de Saúde, tendo em conta as políticas definidas pelo Ministério da tutela e a aprovação de um instrumento que regule a prestação de serviços nos municípios da Lunda Sul são outros programas que vão ser levados a cabo, nos próximos dias.
O reforço da educação sanitária, que permita a tomada rápida e eficiente de decisões nas comunidades, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições, também está entre as prioridades.
As estatísticas fornecidas no domínio das infra-estruturas apontam para a existência de um hospital geral em Saurimo, s quatro municipais e 16 centros de saúde.
O director provincial de Saúde na Lunda Sul disse que existem ainda dois centros materno-infantis, três maternidades, 61 postos médicos e uma cadeia de frio, entre outros equipamentos.

Tempo

Multimédia