Províncias

Sectores da Educação e Saúde conhecem um novo impulso

Kamuanga Júlia| Saurimo

Os sectores da Educação e da Saúde a nível da Lunda Sul vão conhecer novo impulso, nos próximos tempos, em consequência da assinatura, na cidade de Saurimo, de um memorando de intenções entre o governo provincial e a Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).

O memorando, que contém programas a serem financiados pela União Europeia e pelo Executivo angolano, visa a formação de professores comunitários, construção de uma escola no município de Dala, cerca de 160 quilómetros de Saurimo, além da implementação de outras acções para incentivar a agricultura na região.
A presidente do Conselho de Administração da ADPP, Rikke Viholm, sublinhou que o acordo prevê a melhoria de assistência no sector da Saúde, massificação do desporto nas comunidades e empreendedorismo, para potenciar a juventude com ferramentas necessárias, para garantir o seu suporte no futuro. Rikke Viholm ressaltou que a nível do projecto foram seleccionados 40 futuros professores para zonas rurais, que beneficiam de formação em ciências sociais, matemática e língua portuguesa, desde Março do ano passado, no município de Dala.
A responsável da ADPP acrescentou que, ao longo da formação, os professores participam em estágios nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, onde promovem diversas actividades comunitárias.
A governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, considerou que a assinatura do memorando surge no momento oportuno, numa altura em que o Governo reforça cada vez mais a aposta na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
Cândida Narciso prometeu apoios ao projecto, dentro das possibilidades das autoridades governamentais, por se tratar de um programa para jovens a serem preparados para o futuro e dispostos a trabalhar em qualquer canto da região.

Tempo

Multimédia