Províncias

Técnicos das estatísticas têm mais conhecimentos

Kamuanga Júlia| Saurimo

Pelo menos 30 técnicos de estatística de unidades sanitárias dos municípios de Cacolo,  Dala Muconda e Saurimo, na província da Lunda Sul, participaram numa formação que visou dotar os participantes de mais conhecimentos sobre recolha, elaboração e apresentação de dados, para a melhoria da qualidade de serviços prestados à população da região.

Autoridades locais pretendem melhorar a qualidade de serviços prestados à população
Fotografia: Mota Ambrósio

A formação, promovida pela Direcção Provincial da Saúde, permitiu aos técnicos a aprendizagem de várias formas de validação de informações, produzidas em unidades sanitárias, e competências na compilação e análises de dados ao nível dos municípios. Durante três dias, os formandos abordaram temas sobre a introdução do sistema de informação de meios diagnósticos, serviços externos, assistência materno infantil, operações e anestesias, informação de sangue e de movimento hospitalar dos centros e postos de saúde.
Na sessão de encerramento, o director da Saúde, Costa Samuquinda, exortou os técnicos a porem em prática os conhecimentos adquiridos, visando a melhoria da assistência à população.
Raul Pierre, um dos formandos, disse que aprendeu técnicas que vão ajudar a melhorar o seu trabalho diário na área de estatística. Apelou às autoridades no sentido de programarem outras formações do género, para permitir que os técnicos realizem as suas tarefas com maior qualidade e eficácia.

Tempo

Multimédia