Províncias

Técnicos de Saúde aumentam conhecimentos

João Salvo | Saurimo

Mais de 290 técnicos, entre médicos, enfermeiros, mobilizadores, vigilantes e farmacêuticos participaram numa acção de refrescamento sobre formas de combate ao VIH/Sida, no quadro das estratégias traçadas pelo sector da Saúde.

Formandos levam mensagem às comunidades com vista a evitar o aparecimento de novos casos
Fotografia: João Gomes

Durante os dez dias de formação, foram ministradas matérias relacionadas com o “Manuseamento clínico de pacientes com VIH/Sida”, “Aconselhamento, Testagem Iniciada pelo Provedor”, “Prevenção de Transmissão Vertical”, “Informação, Educação e Comunicação”, “Vigilância Epidemiológica, laboratório, logística e farmácia”.
Entre as recomendações feitas pelos formandos constam a reprodução de material educativo em línguas locais, para facilitar o contacto com a comunidade e promoção de outras formações para parteiras e autoridades tradicionais. Ao intervir no acto de encerramento, a directora provincial da Saúde em substituição, Hortênsia Miguel, realçou que o combate ao VIH/Sida exige a comparticipação e o engajamento de todos. Os formandos devem levar as informações úteis junto das comunidades, com vista a contribuírem para a prevenção e evitar o surgimento de novos casos, para concretizar os objectivos do sector da Saúde: “Zero novas infecções até 2015”.    

Tempo

Multimédia