Províncias

Testes voluntários permitem detectar mais casos de sida

João Salvo| Saurimo

O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) de Saurimo registou nos últimos cinco meses cerca de 500 novos casos de VIH/Sida em quase sete mil testes realizados, revelou o seu responsável.

Joaquim Messene disse que em relação ao mesmo período do ano passado se registaram menos 377 novos casos.
No mesmo período deste ano, afirmou Joaquim Messene, as autoridades registaram três óbitos por agravamento da doença e o nascimento de 19 crianças expostas por serem filhos de mães infectadas pelo vírus e que Saurimo foi o município mais atingido, com o surgimento de mais 489 casos.

Expansão de serviços

A descoberta de mais casos, referiu, deve-se à expansão dos serviços ao interior, o que permite a realização de um maior número de testes.
O responsável do Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária elogiou o comportamento da população que continua a acatar os conselhos das autoridades sanitárias sobre a importância de se conhecer o estado serológico. Na região, segundo o responsável do Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária, têm sido realizadas campanhas de sensibilização para se evitar a discriminação dos seropositivos

Tempo

Multimédia