Províncias

Mais campos de sementes no fomento da agricultura

Fávia Massua | Saurimo

A Direcção da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas da Lunda Sul aposta na criação de condições que permitam a implementação de campos de multiplicação de sementes nos quatro municípios da província, anunciou ontem, em Saurimo, o responsável local do sector.

Agricultura desenvolve acções para melhorar a assistência técnica aos camponeses
Fotografia: Edmundo Eucílio

Elias Satxinene Zeca referiu que a execução do programa tem a ver com a necessidade que a província tem de reduzir  os níveis de importação de produtos e a  procura destes bens noutras regiões do país.
Criado no quadro do processo de reforço do sector e de diversificação da economia, o programa contempla  a aquisição de fertilizantes, pesticidas e o apetrechamento do Centro de Investigação do Mona Quimbundo.
A instituição vai desenvolver este ano acções para a melhoria da assistência técnica aos camponeses, entregar meios à pequenos agricultores da região e reforço dos apoios à agricultura de subsistência, para que estes iniciem uma etapa de comercialização do pouco que produzem, explicou Elias Satxinene Zeca, que apontou   como prioridades a actualização do senso pecuário, a promoção de campanhas de vacinação para animais, a assistência técnica aos criadores, o apoio às associações de pesca continental e a implementação de um projecto apícola. Na vertente florestal, o director provincial disse que está projectada a produção de mais mudas, multiplicação de frutícolas, repovoamento de árvores em áreas com ameaças de ravinas e a criação de polígonos, para dar maior sustentabilidade à natureza. A província da Lunda Sul, segundo  Elias Satxinene Zeca, dispõe  de potencial  para a produção de arroz, mandioca, milho e produtos hortícolas.

Tempo

Multimédia