Províncias

Aberta campanha agrícola na província de Malanje

Venâncio Víctor| Malanje

As associações de camponeses de Malanje dispõem de dez tractores ligeiros destinados à preparação de campos agrícolas entregues formalmente pelo governador Norberto dos Santos à Direcção Provincial de Agricultura.

Camponeses prometem uma boa safra
Fotografia: Dombele Bernardo

O governador disse, em Cajiza, na entrega dos tractores na abertura oficial da campanha agrícola 2014/2015, que a oferta vai “ vai impulsionar a actividade agrícola em Malanje” e facilitar a vida dos camponeses, que a partir de agora limitam-se “a lançar  as sementes à terra, sem precisarem de grandes esforços”, como sucedia.
Norberto dos Santos pediu à Direcção Provincial da Agricultura, à ONG ADRA e à Confederação dos Camponeses que acompanhem melhor as actividades dos camponeses para podem corrigir insuficiências que prejudiquem o êxito da campanha e reiterou o apoio do Governo Provincial no combate à virose da mandioca, que afectou todos os municípios, principalmente a região Songo.
O director provincial da Agricultura, que disse estar satisfeito com o apoio do Governo Provincial no combate àquela virose, realçou a importância da criação de campos de multiplicação de estacas melhoradas da mandioca nos cinco municípios e que o objectivo é estender o programa a toda província.
 O chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Isidro Manuel, revelou que vão ser cultivados 2. 700 hectares, parte dos quais no município de Cangandala e que na campanha estão envolvidas 164 mil famílias, que vão receber no total 35 toneladas de sementes de milho, dez de batata rena, quatro de feijão e oito de amendoim, além de 50 de fertilizantes.

Tempo

Multimédia