Províncias

Aberto centro de empreendedorismo

Filipe Eduardo| Malanje

O fomento do emprego e a criação de rendimento nas comunidades rurais da província de Malanje vai conhecer outro dinamismo com a inauguração de um centro de empreendedorismo e emprego, pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.

As estruturas do centro vão permitir desenvolver competências aos empreendedores da região através de acções de formação e seminários
Fotografia: Jornal de Angola

Este é o sexto de 18 centros em todo o país, com o objectivo de promover a cultura do empreendedorismo nas pequenas e médias empresas.
Os  centros de empreendedorismo e emprego reforçam o compromisso do Executivo em dar aos empreendedores angolanos oportunidades de negócio geradores de rendimentos e a oferta de bens e serviços às comunidades. As estruturas do centro de Malanje vão permitir desenvolver capacidades aos empreendedores por meio de acções de formação, cursos, seminários e seminários nas áreas de empreendedorismo, vendas e marketing, criação de negócios e gestão financeira.
Os serviços de mediação dos novos empresários com o mercado e instituições bancárias, apoio ao empresariado na elaboração de planos de negócios, , são outras matérias programadas para os cursos.
Já existem centros de empreendedorismo e emprego no Huambo, Cuanza Sul, Benguela, Uíje e Moxico. Depois de Malanje seguem-se a Huíla, Cabinda, Cuanza Norte e Lunda Norte.
Para o controlo dos resultados, os centros de empreendedorismo e emprego do país têm indicadores sociais que contempla factores, como o número de empresários formados semestral e anualmente, a quantidade de parcerias realizadas com instituições de ensino, pesquisa e associações empresariais. Os planos de negócios preparados e submetidos às agências de financiamento e o número de novas empresas formadas, incluindo os empregos por elas gerados, são igualmente outros factores a ter conta.
A Focus Education é a responsável pela concepção, implantação e acompanhamento de todo o ciclo do projecto de centros de empreendedorismo e emprego.
No âmbito das actividades do ministro Pitra Neto, está prevista a realização de um seminário que vai abordar temas como “O papel dos centros locais de empreendedorismo e serviços de emprego, no fomento do emprego e garantia de rendimentos”, “O trabalho como meio de apoio o crescimento das comunidades”.

Tempo

Multimédia