Províncias

Agricultores estão prontos para a campanha agrícola

Luísa Victoriano | Malange

As associações e cooperativas de camponeses da província de Malange têm preparados 1800 hectares de terra para a campanha agrícola 2013/2014, revelou ao Jornal de Angola o presidente União Nacional das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuaria de Malange (UNACA).

Inácio Manuel garantiu que  todas as condições estão preparadas para que haja uma boa colheita de produtos agrícolas nos 14 municípios de Malange e que aos camponeses serão ainda entregues diversas sementes. Explicou que para esta campanha agrícola a UNACA  já dispõe  de um stock de 30 toneladas de feijão, igual quantidade de  arroz e  que, brevemente, o Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDA) vai dispobilizar sementes de milho, amendoim e outros produtos.
Segundo ainda Inácio Manuel, o projecto MOSSAP (Associação de Agricultura Familiar Orientada para o Mercado) vai apoiar os camponeses das localidades de Cambaxe, Ngola-Luige, Mufuma, Lombe, Caxinga e Cota  com 190 toneladas de sementes de batata-doce. O responsável da UNACA acrescentou que espera-se que esta seja a melhor campanha agrícola de sempre, a julgar pelos apoios recebidos do governo, nomedamente sementes, imputes agrícolas e tractores para a preparação das terras. “Com esses apoios todos os camponeses estarão em condições de criar excedentes de produtos para comercialização e criar riqueza”, sublinhou.
Recordando que Malange é uma das principais províncias agrícolas de Angola,  Inácio Manuel ressaltou o crédito concedido, em 2012, aos camponeses pelos bancos Sol, Comércio e Indústria e de Negócios Internacional.
Pediu a união de todos os camponeses e outros actores económicos para que a província de Malange possa resgatar o papel de grande celeiro de Angola e impulsionar o programa de combate à fome e pobreza.
“Nós cultivamos gimguba, milho, feijão e feijão e aguardamos pelo arranque da campanha para começarmos com a actividade agrícola”, sustentou.
A UNACA controla na província de Malange mil e 119 associações e 97 cooperativas com um total de 33 mil 873 associados.

Tempo

Multimédia