Províncias

Água ao domicílio com mais ligações nos bairros da cidade

Mais de quatro mil ligações domiciliares vão ser efectuados nos bairros da Carreira de Tiro, Cangambo e Campo de Aviação, até Dezembro, em Malanje, pela empresa de água e saneamento da província, com a conclusão do novo reservatório de distribuição deste ano, garantiu ontem o administrador da área técnica da firma.

Abastecimento de água nos bairros de Malanje vai ser melhorado dentro de pouco tempo
Fotografia: Dombele Bernardo

Óscar Tavares Ferreira esclareceu que está em fase de conclusão o novo reservatório de distribuição de água, que vai permitir o abastecimento da cidade capital e os bairros da mesma.
Apesar de alguns constrangimentos resultantes da crise financeira que o país está a viver, as obras do reservatório decorrem a bom ritmo e indicou que a conclusão acontece entre os meses de Agosto e Setembro, para até Dezembro se fazer as ligações, explicou Óscar Tavares Ferreira. “Com a conclusão do novo reservatório de distribuição de água e com a entrada em funcionamento, nos próximos tempos, da estação do rio Kuije espera-se por um aumento da capacidade do fornecimento de água à cidade”.
Óscar Tavares Ferreira admitiu que a entrada da estação do rio Kuije permite a distribuição de água potável aos municípios de Cacuso, Caculama e Calandula, sublinhado que a atenção é aumentar a capacidade de distribuição em função da  densidade populacional e do surgimento gradual de novas zonas habitacionais.
Actualmente a cidade de Malanje e bairros periféricos são abastecidos com água potável a partir do Centro de Captação e Tratamento da Guiné, com capacidade de bombear 13.800 metros cúbicos de água por dia, beneficiando 128 mil consumidores. O número de ligações domiciliares é de 8.500.

Município de Cangandala


O plano de acção imediato de desenvolvimento do município de Cangandala vai proporcionar um espírito de cidadania no seio dos munícipes, afirmou quarta-feira, nesta localidade, a administradora da circunscrição.
Rosa Lourenço referiu que o projecto visa essencialmente reforçar o diálogo permanente entre a administração municipal e à população, com vista a sensibiliza-la para a manutenção e preservação do património público, limpeza e remoção de obstáculos que causam constrangimentos nas vias do município.
O projecto contempla acções de sensibilização e mobilização sobre o saneamento básico, construção de latrinas, pintura das instituições públicas e residências, na margem da via principal do município, recuperação e criação de jardins e plantação de árvores.
A luta contra a produção ilícita de carvão, caça furtiva, melhoria da distribuição de água e energia, funcionamento da Comissão Municipal da Criança no âmbito dos 11 compromissos, e elaboração de um modelo urbanístico que prevê a autoconstrução dirigida em zonas comerciais, desportivas e culturais constam do programa de acção para Cangandala.
Com uma extensão de 6.301 quilómetros quadrados, o município de Cangandala, situado a 28 quilómetros a sul da cidade de Malanje, conta com uma população estimada em 40 mil habitantes, distribuídos em quatro comunas: Bembo, Caribo, Culamagia e sede municipal.

Tempo

Multimédia