Províncias

Água canalizada em Malanje para milhares de habitantes

Sónia Maria e Venâncio Victor | Malanje

Milhares de pessoas têm a­cesso à água canalizada, 40 anos depois, com a instalação de mais de quatro mil ligações domiciliárias, na sequência da conclusão em breve de oito sistemas de abastecimento de água na cidade de Malanje, garantiu domingo, na comuna do Lombe, município de Cacuso, o director provincial da Energia e Águas, Jacinto Caculo.

Mais água a jorrar nas torneiras de Malanje
Fotografia: Nilo Mateus

Jacinto Caculo, falando por ocasião do Dia Mundial da Á­gua, assinalado domingo, disse que, além dos oito sistemas de abastecimento, estão igualmente em fase de conclusão outros sete sistemas, que podem aumentar o número de consumidores na cidade de Malanje.
A comuna de Caxiga, em Caculama, e a localidade de Mudile, no município de Cacuso, ganharam sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água.
Ainda no âmbito da melhoria do sistema estão a ser construídos seis outros sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável para as populações dessas localidades.
Disse que a comuna de Caxinga conta com cinco fontenários e três lavandarias públicas. Os chafarizes têm capacidade de bombear cerca de oito metros cúbicos de água por hora e estão dotados de um sistema de abastecimento com capacidade de 250 metros.
Um tanque foi construído com 50 metros de armazenamento, filtragem e tratamento, um sistema de distribuição e um reservatório de conservação, com a capacidade de 30 metros cúbicos de água bruta.
O governador Norberto dos Santos garantiu que vai ser aumentado o número de ligações domiciliárias, no âmbito do programa de expansão de água potável na província.
O governador anunciou também a entrada em funcionamento em breve dos sistemas de água de Quifucussa e Santa Maria, cujas obras estão já na fase final.

Tempo

Multimédia