Províncias

Aleitamento materno dá segurança ao bebé

As autoridades municipais de Caculama, em Malanje, estão a reforçar as estratégias de sensibilização das famílias para a consciencialização do aleitamento materno, nos próximos tempos, assegurou ontem o director local da Saúde, Simão João.

Mães aconselhadas a amamentar para protecção dos filhos
Fotografia: Domingos Cadência|Edições Novembro


O responsável municipal da Saúde destacou a importância do aleitamento materno na prevenção de doenças e no garante do bem-estar das crianças, daí a aposta das autoridades mundiais com a criação da semana para reforçar apelos nesse sentido.
Simão João, que falava num encontro com mulheres de vários seguimentos de Caculama, disse que as senhoras devem cada vez mais munir-se de conhecimentos e habilidades necessárias para a amamentação das crianças.
O responsável disse que o aleitamento materno tem importância social, pois, além de ser mais barato, evita a contaminação de várias doenças da mãe para o filho, contribuindo, deste modo, para o garante da saúde das crianças.
O director municipal aconselhou as mães no sentido de amamentarem os filhos durante os dois primeiros anos de vida, após a nascença. Simão João exprimiu satisfação pela adesão das mulheres às consultas pré-natal nos hospitais, postos de saúde e centros médicos da região, para que se evitem situações anómalas nos recém-nascidos.
O responsável acrescentou que durante as consultas as mulheres são exortadas a primarem pelo leite materno.
O director municipal de Caculama destacou o apoio prestado pelas equipas hospitalares, com vista a promover o hábito do aleitamento materno.

Tempo

Multimédia