Províncias

Alunos reciclam o lixo em Malange

Adelino Ngunza | Malange

Alunos da escola “Nossa Senhora de Fátima”, na cidade de Malange, passam em breve a reciclar resíduos sólidos, com vista a contribuir na limpeza da capital da província.

Alunos da escola “Nossa Senhora de Fátima”, na cidade de Malange, passam em breve a reciclar resíduos sólidos, com vista a contribuir na limpeza da capital da província.
Materiais como garrafas, sacos plásticos, papéis, vidro e outros utensílios, frequentemente jogados nas ruas da cidade, vão ser recolhidos pelos alunos.
O projecto tem como objectivo manter a cidade limpa e sadia e tem duas vertentes, sendo uma de sensibilização e outra de recolha e reciclagem do lixo, para o manuseamento correcto de tudo o que se deita fora.  A coordenadora do projecto, a professora Cecília Francisco Cuenda, que lecciona a disciplina de Geografia, esclareceu que a ideia é resultado de uma abordagem sobre poluição do meio ambiente feita durante uma aula.
A professora disse que o tema despertou grande interesse aos alunos, que concluíram que a poluição do meio, o lixo e outros resíduos nocivos devem merecer uma atenção especial da sociedade.
Cecília Cuenda e os alunos estão a desenvolver em várias escolas, mercados e locais de maior concentração populacional da cidade de Malange a campanha de sensibilização sobre educação ambiental, que decorre sob o lema “Estamos a favor da reciclagem”.
Uma das principais tarefas do projecto é educar os munícipes na selecção, de forma conveniente, do lixo doméstico, já que existem vários utensílios que podem ter outra utilidade, segundo a coordenadora.
A professora Cecília Cuenda salientou que o projecto está a ganhar corpo graças ao apoio dado por várias entidades públicas e privadas, bem como pessoas singulares, através de financiamentos.
Cecília Cuenda disse que o projecto precisa de ter um espaço para resolver este problema e solicitou a ajuda da Administração do município de Malange.
A professora de Geografia da escola “Nossa Senhora de Fátima” salientou que as entidades devem dar mais atenção ao projecto de reciclagem de resíduos, tendo em conta que “os meninos estão ansiosos em ver o projecto arrancar”.

Tempo

Multimédia