Províncias

Analisada ética da investigação

Venância Víctor| Malanje

A importância de criar comissões de ética nas unidades orgânicas da IV Região Académica da Universidade Lueji A’Nkonde foi realçada na segunda-feira, em Malanje, pelo vice-governador provincial para o sector político e social.

A Conferência Internacional conta com a participação de centenas de especialistas e estudantes universitários de vários países
Fotografia: Eduardo Cunha

Manuel Campo, que falava na abertura da Conferência Internacional subordinada ao tema “Ética da Investigação Científica, Primeiro Passo para a Cooperação Sul-Sul na Bioética”, que de princípio termina hoje, disse que “o respeito e a conservação da dignidade humana representam os principais objectivos” dos princípios bioéticos.
O vice-governador  provincial de Malanje referiu que em função disso aumenta em todo o mundo o número de comités de ética a nível das investigações.
Manuel Campo  realçou o papel  do Centro de Informação de Medicamentos e Toxicologia (CIMETOX) em investigações científicas com impacto na população. />A Conferência Internacional, na qual participam 300 especialistas e estudantes universitários de Angola,  Cabo Verde, Nigéria e Quénia, é constituída pelos painéis “Significado da Cooperação Sul-Sul para a UNESCO no Campo da Bioética e seus Fundamentos”, “Declaração Universal da Bioética”, “Ética da Investigação em Sujeitos Humanos” e “Situações Emergentes e Persistente”.
A Conferência Internacional é realizada pelo CIMETOX, hospitais Provincial de Malanje  e do Prenda, de Luanda, Centro Nacional de Investigação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia, UNESCO e Rede de Bioética da América Latina.

Tempo

Multimédia