Províncias

Analisada situação da província

Francisco Curihingana | Malange

O Governo de Malange apresentou na quinta-feira o diagnóstico da situação actual dos sectores institucionais, económicos, infra-estruturas sociais e da sociedade civil no âmbito das operações estratégicas de desenvolvimento nacional e das despesas de investimento público 2013/2017.

Governo dicidiu rescindir contratos com empresas que demonstram incapacidade técnica
Fotografia: Jornal de Angola

No encontro, foram apresentadas as cinco fases que conformam o Plano Director de Malange, que compreende a avaliação temática integrada, definição de directrizes e propostas, e legislação básica, planeamento e gestão municipal e o plano de acção e investimentos.
Sobre os estudos para a requalificação dos bairros Cafucufucu, Kangambo, Campo de Aviação, Canâmbua, Maxinde e Carreira de Tiro, concluiu-se que ela deve estabelecer as regras gerais para a ocupação, uso e transformação do solo e as normas de gestão urbana para melhorar as suas condições de habitabilidade.
O grau de construção de 200 fogos habitacionais regista progressos assinaláveis nos municípios de Cangandala, Caculama, Cunda dia Base, Quela e Massango.
O governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, que orientou o encontro, considerou razoável o cumprimento do programa nos restantes municípios e crítico nos de Cahombo e Cambundi Catembo. Às empresas que demonstram incapacidade técnica e organizativa para a execução das empreitadas, o Governo Provincial de Malange decidiu rescindir os respectivos contratos e encaminhar o assunto para a via judicial.
No encontro foram, igualmente, abordados o desassoreamento do rio Malange, que deve terminar dentro de  60 dias, o estado de execução do plano de acções imediatas para a melhoria da imagem da capital provincial e o incremento do registo civil no meio rural.
Foram ainda discutidas as formas de combater as pragas que estão a afectar a cultura da mandioca, a concessão de terrenos para a agricultura, aquisição e distribuição de fruteiras e fomento da criação do gado bovino e aves poedeiras.

Tempo

Multimédia