Províncias

Assistência médica está garantida

Luísa Victoriano | Malanje

O director clínico do Hospital Geral de Malanje, Jacob Lenvo, garantiu que a instituição tem tudo a postos, desde pessoal a medicamentos, para responder a emergências durante a quadra festiva.

Vista parcial da cidade de Malanje onde está tudo preparado para a quadra festiva
Fotografia: Maria Augusta

O director clínico acrescentou que, para garantir melhor assistência sanitária aos pacientes, as equipas de enfermagem nos bancos de urgência do Hospital Geral de Malanje vão ser reforçadas com enfermeiros em regime de contrato, colocados há três meses na unidade, e com estudantes da Faculdade de Medicina e da Escola Superior de Enfermagem que se encontram em regime de estágio.
Também vão ser colocados mais dois médicos nos bancos de urgência, para garantir melhor assistência aos doentes. Jacob Lenvo assegurou que nas urgências vai ser colocado um médico intensivista, para exercer os cuidados intermédios de casos mais graves, antes de serem transferidos para os cuidados intensivos. 
A unidade hospitalar conta com um laboratório apetrechado com equipamentos de tecnologia de ponta, que tem permitido aos pacientes  efectuarem exames gratuitos, e fármacos garantidos para o tratamento de qualquer tipo de enfermidade. O responsável clínico disse que além do corpo médico e técnicos de enfermagem, estão igualmente preparadas ambulâncias e viaturas de apoio para responder a qualquer emergência na província. O director clínico apelou à população para não abusar no consumo de bebidas alcoólicas, durante a quadra festiva.

Energia e Águas


O director provincial de Energia e Águas, Jacinto Caculo, garantiu que a população de Malanje vai beneficiar de água potável e energia eléctrica sem restrições durante a quadra festiva, com a entrada em vigor do plano específico de abastecimento de água e fornecimento de energia eléctrica. Jacinto Caculo disse que o referido plano está a ser levado a cabo em parceria com a Direcção da Empresa Nacional de Electricidade, para permitir que a população festeje o Natal e passagem de ano sem problemas.
“Esforços estão a ser feitos para que a província de Malanje tenha a sua capacidade de produção reforçada a partir da Central Térmica da Capopa e Hídrica de Capanda, que é a principal fonte de fornecimento de energia eléctrica”, sustentou.

Tempo

Multimédia