Províncias

Aumenta em Malange número de casos de doenças de origem cardiovascular

Adelino Ngunza| Malange

Os casos de doenças cardiovasculares, registados na área de consultas externas do Hospital Provincial de Malange, têm aumentado consideravelmente, afirmou ontem, ao Jornal de Angola, a especialista em cardiologia Maria Rosa Ventura.

Cardiologista Maria Rosa Ventura
Fotografia: Jornal de Angola

Os casos de doenças cardiovasculares, registados na área de consultas externas do Hospital Provincial de Malange, têm aumentado consideravelmente, afirmou ontem, ao Jornal de Angola, a especialista em cardiologia Maria Rosa Ventura. A médica disse que, diariamente, acorrem ao hospital cerca de 30 pacientes, a maioria entre os 25 e os 60 anos, três ou quatro dos quais chegam em estado crítico.
Entre várias causas de doença cardiovasculares, salientou, sobressaem o stress, a falta de exercícios físicos, perda de sono, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, intranquilidade nos lares, alimentação irregular, rixas e disputas pelo poder nas empresas.
“As dores de cabeça provocadas essencialmente pela subida da tensão arterial constituem um dos casos que mais concorrem para o aumento de ataques cardiovasculares”, referiu.

Tempo

Multimédia